Este blog é um espaço destinado a educadores brasileiros que trabalham direta ou indiretamente com a Educação Infantil e tem como principal objetivo atuar como um ambiente de divulgação e discussão de ferramentas pedagógicas que auxiliem a prática dos educadores que lidam diariamente com nossas fascinantes crianças...

Aqui serão divulgados textos, mensagens, videos e informações atuais sobre Educação Infantil...

SEJAM BEM VINDOS!!!

Uma iniciativa das alunas: Maria Santana Neri; Ana Karlas Pereira e Kelly Couto e demais alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, Unidade educativa de Brejões, Estado da Bahia.

sábado, 8 de dezembro de 2012

QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA DE ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES

            -  Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário