Ler histórias para crianças é poder sorrir,
rir, gargalhar com as situações vividas
pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em
relação a tantas perguntas, é encontrar ideias para solucionar questões. É uma
possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das
soluções que todos vivemos e atravessamos.
É
ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o
pavor, a insegurança, a tranquilidade e tantas outras mais.
“É através duma
história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de
agir e de ser, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo História, Geografia,
Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito
menos achar que tem cara de aula...”.( ABRAMOVICH, 1995, p. 17).
A
leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de
desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Favorece a remoção
de barreiras educacionais, principalmente através da promoção do
desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual, aumentando a
possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.
A exposição à leitura da histórias no seio familiar durante os anos pré-escolares, leva muitas crianças ao sucesso escolar. As crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico com respeito às atividades de leitura e escrita, praticadas pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse varia de acordo com a qualidade, frequência e valor destas atividades realizadas pelos adultos que convivem com as crianças. Se uma mãe ler para seu filho textos interessantes e com boa qualidade, nota-se que estará transmitindo a ele informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é de suma importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura das histórias ouvidas.
Ao adentrar no mundo escolar, a leitura não mais se realizará como na família, devendo sofrer modificações que são vitais para o desenvolvimento da aprendizagem. Para poder transmitir à criança uma visão clara do que se está lendo, o professor deverá ter algumas atitudes, tais como:
A exposição à leitura da histórias no seio familiar durante os anos pré-escolares, leva muitas crianças ao sucesso escolar. As crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico com respeito às atividades de leitura e escrita, praticadas pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse varia de acordo com a qualidade, frequência e valor destas atividades realizadas pelos adultos que convivem com as crianças. Se uma mãe ler para seu filho textos interessantes e com boa qualidade, nota-se que estará transmitindo a ele informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é de suma importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura das histórias ouvidas.
Ao adentrar no mundo escolar, a leitura não mais se realizará como na família, devendo sofrer modificações que são vitais para o desenvolvimento da aprendizagem. Para poder transmitir à criança uma visão clara do que se está lendo, o professor deverá ter algumas atitudes, tais como:
· Visualizar
o livro para a criança, através da exposição das gravuras;
·
Ler de forma liberal, porém clara e agradável, atraindo a atenção da criança;
· Manter-se
aberto para as perguntas das crianças, incentivando a troca de comentários
sobre o texto lido.
Contar
histórias é á mais antigas das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao
redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que
vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam histórias para guardar suas
tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura. Ganharam as
nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros
coloridos, para encantamento da criançada. E os pedagogos, sempre à procura de
técnicas e processos adequados à educação das crianças, descobriram esta “mina
de ouro” as histórias.
Parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua formação. As crianças tem um mundo próprio, todo seu, povoado de sonhos e fantasias.
A história é contada visando:
· deleitar a criança;
· infundir o amor à beleza;
Parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua formação. As crianças tem um mundo próprio, todo seu, povoado de sonhos e fantasias.
A história é contada visando:
· deleitar a criança;
· infundir o amor à beleza;
·
desenvolver sua imaginação;
·
desenvolver o poder da observação;
· ampliar as
experiências;
·
desenvolver o gosto artístico;
· estabelecer
uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade;
No sentido da língua, particularmente, as
histórias:
· enriquecem a experiência;
· desenvolvem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos;
· dão o sentido da ordem;
· esclarecem o pensamento;
· educam a atenção;
· desenvolve o gosto literário;
· fixam e ampliam o vocabulário;
· estimulam o interesse pela leitura;
· desenvolvem a linguagem oral e escrita;
As histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios preciosos de ampliar o horizonte da criança e aumentar sue conhecimento em relação ao mundo que a cerca. Mas é precioso saber usar as histórias para que dela as se alcance retirar tudo o que podem dar à educação. Um dos principais elementos a ser alcançado é o poder de imaginação que, tirando a criança do seu ambiente, lhe permite ao espírito “trabalhar” a imaginação. As histórias têm como valor específico o desenvolvimento das ideias, e cada vez que elas são contadas acrescentam às crianças novos conhecimentos.
Segundo ABRAMOVICH “O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imagiar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!”
Por isso educadores nunca deixem de contar histórias!
Referencia: Estudos de Literatura Infantil, 1991
· enriquecem a experiência;
· desenvolvem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos;
· dão o sentido da ordem;
· esclarecem o pensamento;
· educam a atenção;
· desenvolve o gosto literário;
· fixam e ampliam o vocabulário;
· estimulam o interesse pela leitura;
· desenvolvem a linguagem oral e escrita;
As histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios preciosos de ampliar o horizonte da criança e aumentar sue conhecimento em relação ao mundo que a cerca. Mas é precioso saber usar as histórias para que dela as se alcance retirar tudo o que podem dar à educação. Um dos principais elementos a ser alcançado é o poder de imaginação que, tirando a criança do seu ambiente, lhe permite ao espírito “trabalhar” a imaginação. As histórias têm como valor específico o desenvolvimento das ideias, e cada vez que elas são contadas acrescentam às crianças novos conhecimentos.
Segundo ABRAMOVICH “O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imagiar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!”
Por isso educadores nunca deixem de contar histórias!
Referencia: Estudos de Literatura Infantil, 1991
gostei vou ser seguidora!
ResponderExcluirbom!
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